terça-feira, 29 de novembro de 2011

Spaghetti alla Carbonara



Olá caros leitores. Bom faz tempo que não escrevo algo inteligente aqui, né?! Então hoje vou “temperar” seu conhecimento com uma pitada de Historia. Vamos lá...
Esse prato é típico da região de Lazio na Itália. É nessa região que está situado o pequeno território do estado do Vaticano e diferente do que se possa imaginar fora de Roma essa região é pobre e desprovida de riquezas naturais.
Enfim, focando no Spaghetti alla Carbonara. Esta é uma preparação que era servida para as pessoas que trabalhavam nas minas de carvão, daí o nome Carbonara. Só depois de muito tempo, com a expansão do cristianismo, esse prato, e mais alguns outros, começaram a ser servidos nas muitas Tavernas que surgiram para atender viajantes e peregrinos.
Então gente, eu dei uma bela resumida na Historia, mas é só pra eu acrescentar algo mais em suas vidas alem de temperos e sabores. Espero que tenham gostado!

Ingredientes

½ pacote de Spaghetti
50g de bacon em cortados em cubos pequenos
20g de Azeite extra virgem
2 Gemas
30g de Queijo parmesão ralado na hora (ralado bem fino)
Sal (a gosto)
Pimenta do Reino (a gosto)

Preparo


Numa panela dourar levemente o bacon, cortado em cubos pequenos, no azeite. Retire do fogo e descarte excesso de gordura. Reserve na panela mesmo.
Em uma vasilha bata as gemas com o parmesão (ralado bem fino) e ajuste o sal e a pimenta.
Em outra panela cozinhe o spaghetti em bastante água salgada. Retire e escorra quando estiver al-dente. É importante reservar um pouco da água do macarrão.
 Na panela do bacon (fora do fogo) coloque o macarrão (ainda quente) e adicione a mistura de gemas e mexa bem rápido. Adicione um poço da água do macarrão (bem pouquinho mesmo) para ajustar a consistência do molho que deve ficar cremoso. Tome cuidado para não coagular as gemas.
Sirva com um fio de azeite, pimenta do reino e parmesão ralado por cima.


Dica do Chef 

- Eu adaptei a receita, mas para que ela se torne um autentico Spaghetti alla carbonara você deve substituir o bacon por Pancetta e o queijo parmesão por queijo Pecorino Romano.


Nem todas as fotos contidas neste blog são de minha autoria!
 Abaixo estão as fontes das fotos, que não são minhas, contidas nesse post:
     01 - http://www.marthastewart.com/
     02 - http://www.homeandgardenideas.com/
     03 - http://www.justfoodnow.com/
     04 - http://www.stirringthepot.ca/
(Na ordem de cima para baixo respectivamente)

1 comentários:

  1. Essa eu necessito comer....kkkkk
    A cara é ótima, o sabor deve ser fascinate!!
    :D

    ResponderExcluir