quarta-feira, 21 de março de 2012

Ovo de Páscoa Trufado


Olá pessoal, essa semana trago a vocês uma receita muito deliciosa, pelo menos pra mim que adoro chocolate (risos). Bom o prato dessa semana é muito útil pra quem quer ganhar uma graninha extra vendendo ovos de páscoa. É um produto de ótima qualidade, diferenciado dos que nós encontramos por ai para comprar, portanto será um bom diferencial para quem estiver pensando em fazer esses ovos para vender na páscoa. Mas, para que não pensa em trabalhar com isso, também vale fazer para consumo próprio ou para dar de presente! Espero que gostem! Até a próxima semana!




Ingredientes

1kg de chocolate (prefira chocolate ao leite)
1 xícara (chá) de cacau em pó
200ml de creme de leite
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de glucose
1 colher (sobremesa) de essência de amêndoa para chocolate
1 xícara (chá) de conhaque (para perfumar)
1 ovo
1kg de chocolate meio amargo


Preparo

Recheio Trufado
Derreta o chocolate ao leite (em banho-maria). Separadamente aqueça o creme de leite, a manteiga, a essência e o conhaque. A glucose não precisa ser aquecida. Misture tudo e leve para geladeira por 3 horas. Use para rechear o ovo de páscoa.

Ovo de Páscoa

Derreta o chocolate (em banho-maria). Pegue metade do chocolate derretido e jogue sobre uma bancada, pia ou mesa de mármore. Espalhe o chocolate com uma espátula, espere esfriar atingir a temperatura de uns 27ºC mais ou menos. Coloque o chocolate na ponta de uma faca e veja se esta endurecendo por igual e aparência brilhante. Misture bem com a outra metade que ficou na vasilha e em uma forma (própria para o ovo de páscoa). Coloque uma camada de chocolate e leve a geladeira por 2 minutos (o restante que ficou na vasilha mexa sempre para não cristalizar). Retire a forma com a primeira camada da geladeira e passe a segunda camada de chocolate e repita a operação mais algumas vezes. Passe o recheio trufado e cubra com o chocolate derretido novamente, leve a geladeira por 2 minutos e depois desenforme. Junte as duas metades e embrulhe.

Dica do Chef
  
 - Se seu chocolate esta derretendo muito fácil após sair da geladeira o problema provavelmente está  na hora do choque térmico. Após derreter o chocolate em banho-maria, você deve imediatamente jogá-lo numa superfície de mármore e espalhá-lo para acontecer o choque térmico. Isso é o que vai fazer o chocolate não derreter quando sair da geladeira. Para o choque, vá espalhando o chocolate sobre a superfície de mármore Prove-o de vez em quando, colocando sob os lábios. Ele estará pronto para ir para a forma quando você sentir que está frio.


Nem todas as fotos contidas neste blog são de minha autoria!
 Abaixo estão as fontes das fotos contidas nesse post:
01-  http://euteajudo.net/modelo-de-ovo-de-pascoa-trufado/
02 -http://lucygourmet.blogspot.com.br/2009/05/ovo-de-pascoa-recheado.html 
03 - http://blog.apontador.com.br/2011/03/29/receitas-e-dicas-para-seu-ovo-de-pascoa-personalizado/
04 - http://www.leitecondensado.com/?tag=ovo-de-pascoa-de-prestigio


(Na ordem de cima para baixo respectivamente)

1 comentários: