quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Apfelkuchen (Torta de Maçã - Alemã)


Olá pessoal! Nesse final de semana eu fui fazer uma visitinha pra minha Avó, fiquei lá batendo um papo e em pouco tempo comecei a sentir um cheirinho bom vindo do forno.... um cheiro bem familiar. Parei por quase um minuto olhando pro nada e decifrando aquele perfume, quando voltei o olhar pra minha Avó perguntei “Vó, isso é ....” ela deu um sorriso e, antes de eu completar a frase, respondeu “Isso mesmo meu amor, Apfelkuchen! Fiz especialmente pra você!”. Que delicia, amo muito essa torta que minha Vózinha faz, é uma receita tradicional alemã que ela aprendeu com a Mãe que aprendeu com a Mãe e por ai vai... Ela sempre fazia essa torta quando era eu criança e me lambuzava todo comendo... o interessante é que o sabor e a textura é exatamente o mesmo, idêntico, aos das minhas lembranças de infância. Bom, foi a partir disso que resolvi compartilhar com vocês essa delicia, espero que gostem! Até a próxima!
Ingredientes




Massa
2 colheres (sopa) de água (se necessário)
4 colheres (sopa) de açúcar
2 xícara (chá) de farinha de trigo
Raspas de casca de laranja
1 tablete de manteiga
1 gema

Recheio e Cobertura
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo batido para pincelar
1 quilo de maçã sem casca


Preparo
Massa
Misturar, com a ponta dos dedos, a farinha com a manteiga até obter uma farofa. Juntar as raspas, o açúcar, as gemas e a água se for necessário. Trabalhar bem para que a massa fique lisa e homogênea. Fazer uma bola e envolver com filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Abrir a massa em uma superfície enfarinhada. Forrar o fundo e laterais de uma forma refratária redonda de 20cm de diâmetro.

Recheio
Cortar as maçãs em gomos grossos e retirar as sementes. Aquecer a manteiga e juntar as maçãs. Deixar cozinhar por 5 minutos. Mexer bem. Deixar esfriar um pouco. Rechear a torta com as maçãs. Misturar bem o açúcar com a farinha e polvilhar sobre as maçãs. Pincelar toda a borda da torta com água. Abrir o restante da massa em superfície enfarinhada e cobrir a torta, pressionando bem as laterais. Retirar o excesso de massa, juntar tudo e aproveitar para decorar a torta. Pincelar com o ovo e com uma faca de ponta afiada faça uma cruz no centro da torta. Levar ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por 30 minutos.

Dica do Chef

 - Algumas pessoas preferem servir esse prato depois de frio. Particularmente, morna é a temperatura ideal pra se consumir essa torta.
 - Para dar um "tchan" a mais na sua Apfelkuchen, use fatias de maça descascadas sobre a massa antes de assar (assim como nas imagens).



Nem todas as fotos contidas neste blog são de minha autoria!
 Abaixo estão as fontes das fotos, que não são minhas, contidas nesse post:

     01 - http://www.kowoma.de/
     02 - http://www.yummly.com/
     03 - http://www.mein-schoener-garten.de/
     04 - http://www.rezepte-guru.de/
(Na ordem de cima para baixo respectivamente)

Reações:

8 comentários:

  1. Mtaaaaaa água na boca!! eu fiquei imaginando a texturaaa dissoo, meu Deusss! =D

    ResponderExcluir
  2. Po parceiro, que delicia! tenho que ir pra urania pra voce fazer alguma dessas delicias! haha
    Parabens alemao

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu lindo!!
    Com sua competência e carisma vc vai longe, torço muito por vc!!
    Sucesso sempre...
    T.A.

    ResponderExcluir
  4. maravilhosa receita... irei tentar faze-la ainda hj.
    mto obrigada por postar algo tão simples e ao mesmo tempo tão erótico.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    O senhor poderia passar alguma receita de banana caramelada que fique semelhante as que são servidas nos restaurantes chineses, ou o senhor seria especializado apenas em cozinha alemã?

    atenciosamente.


    Vitor Hugo Chang Tsung

    ResponderExcluir
  6. Vitor! Bom dia cara! Primeiramente agradeço pela participação! Sobre a receita da banana caramelada posso te mandar por e-mail se o Sr. Quizer. Ou Talvez essa seja a a proxima receita do blog! Fique a vontade por aqui! Obrigado e grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. vo tenta faze essa no fds , vc podia posta umas com morangos né? eu adoro... ah e umas com camarão tambem..abraço e mt sucesso...

    ResponderExcluir
  8. aaah se eu fosse mais prendada, parece apetitosa!
    e, morangos são uma boa pedida :D

    ResponderExcluir